Blog

Últimas Novidades
Eleito o Presidende da Câmara Municipal de Ubatuba para o Pleito 2025/2026

Eleito o Presidende da Câmara Municipal de Ubatuba para o Pleito 2025/2026

Na tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro, logo após a posse da prefeita Flávia Pascoal e dos vereadores eleitos, realizada no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, ocorreu a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ubatuba. Apesar de contar com chapa única, a votação esteve longe de ser unânime, refletindo as posições que já começam a se desenhar no Legislativo para o novo mandato.

Os três vereadores do PL — Rogério Frediani, Silvino Brandão e Manuel Marques — optaram por não acompanhar a indicação da chapa única. A mesma postura teve o vereador Ceará (MDB), que também rejeitou a chapa proposta. Com isso, a nova mesa diretora foi eleita por seis votos a quatro.

O vereador Gady Gonzalez (MDB) foi escolhido presidente da Casa, garantindo assim o comando das sessões e a responsabilidade pela condução dos trabalhos legislativos. Ao seu lado, a composição da Mesa Diretora traz a vereadora Jaque Dutra (PSB) como vice-presidente, enquanto Sandro Anderle ocupa a segunda vice-presidência. Para as funções de secretários, foram escolhidos os vereadores João Maziero e Adão Pereira, ambos também do PSB. A suplência ficou sob responsabilidade do vereador Sérgio Alves (DC).

A formação da Mesa Diretora é um momento crucial para qualquer Câmara Municipal, já que define, na prática, os rumos administrativos e políticos da Casa Legislativa pelos próximos dois anos. Além de conduzir as sessões, cabe ao presidente representar a Câmara perante outros órgãos, assinar atos administrativos e garantir o funcionamento adequado das comissões temáticas.

Durante o uso da palavra, os vereadores Adão Pereira e Jaqueline Dutra, ambos do PSB, foram os únicos a apresentarem posições mais firmes diante da nova administração do Executivo.

O vereador Adão Pereira disse que não é oposição, é um vereador que luta pela dignidade da cidade. “Não estou aqui para fazer oposição a ninguém, eu quero trabalho e cumprir as leis. Cumprir o Regimento Interno da Casa, a Lei Orgânica do Município, que é obrigação minha como vereador, da senhora prefeita e de todos os demais vereadores”, enfatizou.

Jaqueline Dutra enfatizou que seu mandato será pautado pela defesa dos interesses da população e do trabalho dos Conselhos Municipais. Ela fez questão de ressaltar que os fatos ocorridos no passado, referindo-se à cassação e todas as polêmicas nas quais o legislativo esteve envolvido recentemente, não devem ser esquecidos, pois geraram, segundo ela, com razão, sentimentos de indignação e desesperança na população. Para ela, rebatendo uma fala anterior do vereador Rogério Frediani (PL), isso devem servir de aprendizado. “E, ao contrário do meu nobre amigo e colega de Casa, Frediani, eu vejo que tudo o que aconteceu são lições que a gente deve levar pra frente como aprendizados do que não podemos fazer como políticos dessa cidade”, destacou.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *