A Festa de São Pedro Pescador, em Ubatuba, teve inicio às 10 horas do dia 29 de junho de 1923. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas às outras. Na época, não havia a imagem de São Pedro, doada pelo padre alemão Hans Beil após 19 anos de celebração, apenas em 1942.
A princípio, várias praias ao longo da costa prestavam suas homenagens ao Santo. Rezava-se durante nove noites até o dia de São Pedro. A festividade era composta pela “Alvorada” – procissão pelas ruas e a condução do “fiofó” ou “fifó” (tocha feita de bambu embebida com azeite de nogueira), em seguida era levantado o Mastro de São Pedro. Após a missa, o povo se juntava ao lado da Igreja Matriz para o leilão com prendas doadas pela comunidade. Há relatos de que até o inicio dos anos 60, a louvação a São Pedro acontecia também em frente aos ranchos de canoas.
Entre os pescadores, costumava-se cercar as tainhas, retirar de cada cento uma “tara” (tainha maior) e ofertar ao Santo. Ao final, era realizado um pequeno leilão entre os pescadores que com o dinheiro arrecadado compravam rojões para a festa. Assim, no dia 29, ao meio dia, os sinos da Igreja Matriz e das capelas nos bairros anunciavam a celebração.
A Festa de São Pedro Pescador acontece sempre no auge da pesca da tainha. Durante os meses de maio a julho, a tainha, proveniente do Rio Grande do Sul, faz uma migração na costa brasileira, passando por Ubatuba e possibilitando ao caiçara uma “abastança” (fartura) nas Festas de São Pedro. Daí a tradição de fazer a “sobrepau” (tainha assada sobre brasas, colocada em cima de galhos de goiabeira verde).
História da Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba
A comemoração ao Santo Padroeiro dos Pescadores na cidade de Ubatuba teve início no dia 29 de junho de 1923 e é considerada uma das maiores e mais tradicionais festas do Litoral Norte de São Paulo.
De acordo com o calendário religioso o dia 29 de junho é o dia de São Pedro, sempre muito comemorado em Portugal e Espanha, países cristãos e de muita tradição marítima. A colonização portuguesa no Brasil trouxe consigo a tradição da homenagem a São Pedro, principalmente, no litoral brasileiro – a celebração traz elementos essenciais para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira e é uma referência cultural dinâmica de longa continuidade histórica – construção e afirmação da identidade cultural do caiçara, do ubatubense.
Data de 26/06 a 29/06/2025
Atualizações serão feitas conforme as informações disponibilizadas pela Secretaria de Turismo.
Fonte : Secretaria Municipal de Turismo
Informações :
Secretaria Municipal de Turismo
Avenida Iperoig, 214 Centro
telefone de Contato : (12) 3833-9007
e-mail : secretariadeturismo@ubatuba.sp.gov.br
Atendimento : Segunda a Sexta-feira
Horário : das 08 as 12h e das 13h as 17h
Contato : Secretário Municipal de Turismo Bruno Nunes Miguel de Oliveira
Apoio :
Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ubatuba
End.: Rua Dona Maria Alves, nº. 865, Centro, Ubatuba-SP, CEP 11690-156
Telefone: (12) 3834-1000