Conhecida como “A Capital do Surfe”, devido à grande quantidade de praias com ondas ideais para a prática do surfe, Ubatuba é um paraíso das ondas e dos esportes com prancha em geral. Além do surfe, também é possível praticar skimboard (a Praia da Sununga é um dos melhores picos do mundo para o esporte), stand up paddle, que atrai adeptos para remar nos rios e mares, wakeboard, kite surf e windsurf.
A história do esporte na cidade começa nos anos 1960, quando os irmãos Paulo e Ricardo Issa jogaram suas pranchas de madeirite na Praia da Enseada, em 1967, só por diversão. Um ano depois, os brothers resolveram desbravar a então temida Praia Grande, com mar tão bravo, na época, que os caiçaras tinham medo de frequentá-la. Mas a moda pegou.
Em 1968, uma turma de aventureiros resolveu conhecer novos points para surfar e descobriram a Praia de Itamambuca, com suas ondas enormes. De brincadeira, a molecada começou a organizar competições e o assunto ficou tão sério que, em 1972, Paulo Issa fundou a Associação de Surf de Ubatuba (ASU), realizando o primeiro Festival Brasileiro de Surf, disputado até 1987. Em 1979, outra entidade foi criada, a Associação Ubatuba de Surf (AUS), que promoveu, em 1988, o Sundek Classic, considerado um dos grandes acontecimentos do surfe mundial.
Este post oferece dicas de um surfista experiente para quem pretende surfar em Ubatuba. Não é um guia, mas estão listadas as praias mais propícias levando em consideração a ondulação, melhor canto da praia e o nível do surf. É muito útil em especial para os menos conhecedores de nossa região, e foi elaborado seguindo conversa com locais e surfistas antigos, caso de nosso amigo @ricardodiasjorge (conhecido como Sassá).
Ubatuba tem 102 praias catalogadas e mais algumas que se formam em especial com a maré baixa, ou mesmo tão pequenas que nem mencionadas são na maioria dos mapas de turismo. Muitas delas são ideais para o surfing, e isso trouxe para Ubatuba o título de “Capital do Surf”. Iniciamos as descrições com as praias a partir da divisa com Caraguatatuba (região sul da cidade), até a divisa com Trindade (Paraty) região norte.
Em Ubatuba existem ondas para todos os “níveis” de surfe, desde picos secretos, que só os locais conhecem, a praias mais badaladas, passando pelas lendárias ondas do “Patiero”, local onde quebram ondas de até 4 metros, próximo à ponta grossa, acessadas apenas de barco e indicadas para surfistas experientes. Antes de falarmos das praias vamos a uma breve introdução da influência que a Ilha Bela causa nas ondulações de Ubatuba e também sobre a influência dos ventos nas formações das ondas.
Fonte e Créditos : Curiosidades de Ubatuba
Click no Link para acessar o Site Curiosidades de Ubatuba
Tábua de Marés
Previsão de Surf
Clique no Link para Informações para a Previsão da Prática de Surf
Estado do Mar em Ubatuba
Clique no Link para Obter Informações do Estado do Mar em Ubatuba
Condições das Correntes para Surf
Click no Link para Obter as Condições das Correntes para a Prática do Surf
Picos
Click no Link para Obter Informações de Outros Picos em Ubatuba