A Praia Baguari de Fora, é composta em sua grande maioria por rochas em seu entorno, mas o verde se faz presente, formando com o mar, um espetáculo da natureza. O local tem sido utilizado por muitas décadas, por pescadores artesanais, que construíram na praia, um rancho tipicamente caiçara, as canoas e as redes de arrasto completam o cenário.
O mirante que não consta na lista oficial de Mirantes de Ubatuba é o Mirante Baguari de Fora.
Sem nenhuma infraestrutura, as margens da estrada que leva até a Ponta Grossa, ele oferece uma vista singular e panorâmica da Praia Vermelha do Centro, Praia Grande e da Praia das Toninhas.
O acesso é pela Praia do Tenório, na região central de Ubatuba.
Seguindo a estrada para a Ponta Grossa, alguns metros adiante do início da Trilha para a Praia do Cedrinho está o Mirante Baguari de Fora.
Para quem vai caminhando ou de bicicleta, chegar até o Mirante Baguari de Fora exige um pouco de esforço. A subida após o Cedro é bem íngreme, mas o visual recompensa.
Além das praias Vermelha do Centro, Grande e Toninhas, é possível avistar a Ilha das Cabras e a Ilha Anchieta. Bem distante na linha do horizonte avista-se também a cidade de Ilhabela.
Caminhada até essas 2 praias, que são acessíveis somente por trilha ou barco.
Conhecida como Cedrinho ou Cedro do Centro, essa praia é pequena, tendo apenas um quiosque com acesso por trilha que tá virando uma estrada.
É uma praia sem ondas, com águas calmas e transparentes e nas laterais do costão, o mergulho com mascara e snorkel permite visualizar tartarugas marinhas, moréias e outros inúmeros peixes coloridos.
Em frente à entrada da trilha de acesso à praia existe um enorme estacionamento pago em meio à mata.
Já a Praia do Baguari de Fora possui um lindo mirante com pequena faixa de areia, área de sombra e um grande costão rochoso.
Porém seu acesso pela trilha é complicado, já que ela não é tão demarcada.
Para realizar trilhas, siga algumas regras básicas: Preserve a natureza, não jogue lixo na trilha, não maltrate os animais, não entre em propriedades particulares, recolha seu lixo e dê o destino certo para ele, deixe apenas pegadas, evite fazer barulho, desfrute dos sons da natureza, cuidado para não causar incêndios na floresta, planeje bem sua caminhada e informe a alguém sobre seu passeio, proteja-se do sol, mosquitos, borrachudos e mantenha-se sempre na trilha.
Se a caminhada for extensa é indispensável alguns acessórios como um calçado confortável, calça comprida leve e macia, camiseta de manga comprida por conta do capim navalha, boné, mochila impermeável com repelente, protetor solar, máquina fotográfica, muda de roupa seca, capa de chuva, agasalho, apito, toalha, lanterna, além do lanche, água e barrinha de cereal por exemplo. Preste atenção as passadas, e desníveis causados por erosões, devido às chuvas, e a utilização de um “cajado” ajuda bastante a diminuir os impactos.
Se você fizer essa trilha e quiser disponibilizar o vídeo nesta Plataforma, teremos o maior prazer em divulgar sua conquista !
Como chegar:
Além da trilha pela Rota da Casanga, temos acesso por trilha a partir da rodovia Rio-Santos, próximo a entrada da Praia da Barra Seca, mas a entrada da trilha está impedida pois passa por propriedade particular. Outro acesso é a partir da Praia Vermelha do Norte, caminho mais complexo e pouco conhecido.
Abaixo os Links dos Conquistadores desta Trilha :
Clique neste link para conhecer esse Conquistador de Trilha
Lembre-se: Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres,
não tire nada além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes.
Recolha o seu Lixo – A Natureza Agradece