A Praia do Puruba, na parte norte de Ubatuba, destaca-se pelo visual espetacular que compartilha com dois rios que desaguam juntos no mar.
É uma paisagem bem peculiar e única em Ubatuba, sendo interessante para quem gosta de praias diferentes e contato direto com a natureza. Na Praia do Puruba, você poderá compartilhar a mesma faixa de areia com a água doce dos rios e a água salgada do mar.
A Praia do Puruba recebe frequentemente pessoas em busca de conexão com a natureza. Poderia constar facilmente na lista das praias desertas de Ubatuba, apesar de receber um público razoável. O ambiente é preservado, clima de comunidade, sem comércios na orla, com dois rios próximos e com um visual único da costa norte de Ubatuba.
Para chegar à deserta praia de Puruba é preciso atravessar um riacho de águas verdes – a nado ou em barquinhos de pescadores. Tem areias brancas, mar tranqüilo e mata nativa ao longo da praia. Fica a 24 quilômetros do Centro.
A praia que é classificada como praia de tombo, mas mesmo assim costuma ter águas calmas e golfinhos na orla. O mar é cercado por vegetação nativa preservada, e o local é tão lindo que se tornou cenário de filmes e minisséries.
Praia do Puruba em Ubatuba é o local ideal para ir. A Praia é encantadora e deserta, cercada por mata nativa, com areias fininhas e mar tranquilo, ideal para quem quer relaxar e ter contato com a natureza.
A Praia do Puruba em Ubatuba é uma praia absolutamente encantadora!
Se quer uma praia com pouco movimento, forte presença da natureza e bastante isolada, essa é a praia para você!
O Puruba está localizado na região norte de Ubatuba, depois da Praia do Prumirim, em direção ao norte.
Praia de tombo com aproximadamente 1,5Km de areia fina e fofa, entorno arborizado por abricós e o encontro dos Rios Quiririm com o Puruba, tornam essa praia um lugar diferenciado. A praia oferece pouca estrutura, apenas uma barraca de bebidas e pasteis. Mesmo do lado da vila as opções são escassas, duas pousadas, dois campings e um restaurante simples que só funcionam durante a temporada.
O acesso à Praia do Puruba é pela ponta esquerda da praia, onde acontece o encontro com o Rio Quiririm e o Rio Puruba. Para chegar à faixa de areia, será necessário caminhar pela água (a depender da maré, é bem tranquilo) ou contratar um dos serviços dos barqueiros da região, que fazem o trajeto por R$ 5. Ao chegar à comunidade local, basta conversar com os moradores para descolar um barqueiro que esteja disponível para fazer a rota. Para retornar, combine um horário ou espere que um deles venha até a areia para retornar.
A Praia do Puruba não se resume ao encontro do rio com o mar e a faixa de areia é bem longa e convidativa a quem gosta de praias vazias e caminhadas. É muito difícil que a Praia do Puruba fique cheia, mesmo sendo vizinha a praias mais disputadas, como a Praia do Félix. Aproveite o visual para andar e prepare as pernas: não será fácil vencer o trajeto total. Apesar de ter apenas 1 km de extensão, a Praia do Puruba não oferece muita sombra e a areia branca e fofa é um desafio devido ao cansaço e ao calor. No meio do caminho, não deixe de tomar um banho no Rio Puruba para refrescar. Clareiras em meio à mata permitem chegar à água doce durante o trajeto.
Vale dizer que o mar da Praia do Puruba não é dos mais tranquilos, por isso não é propício para crianças e pessoas que não sabem nadar. De todo modo, o banho de água doce está garantido !
Acesso por via secundária na altura do Km 24 da rodovia Br-101. Seguindo por mais 2 Km até a vila do Puruba. É preciso atravessar o rio para chegar a praia, para isso existem barqueiros nos feriados e durante a temporada. Há uma passagem do lado direito da praia, entrando na altura do Km 25, subindo uma via de terra, seguindo à esquerda, existe uma trilha íngreme descendo direto para a praia sem ter que atravessar o rio.
Lembre-se: Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres,
não tire nada além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes.
Recolha o seu Lixo – A Natureza Agradece